domingo, 3 de janeiro de 2010

12 ERROS QUE MUDARAM PORTUGAL

I-O Reino que não o era

“D. Henrique, pai do nosso herói Afonso, era cavaleiro franco, filho segundo do duque Henrique de Borgonha e também sobrinho-neto do abade S. Hugo de Cluny. Os monges cluniacenses eram, à época, o principal veículo de difusão da Reforma Gregoriana.” Cluny, quem diria que esta terra que eu pisei no verão de 2009, quando fui a Taizé, tinha ligação com as origem do meu país?

D. Teresa, sua mãe, juntou-se a Pedro Froilaz Trava que pretendia unir o Condado Portucalense à Galiza. E daí virá a expressão: “vai-te embora, ó Trava”.

O Reino de Portugal foi reconhecido pela Santa Fé, pelo Papa Alexandre III – bula Manifestis Probatum. Assim D. Afonso Henrique tornou-se vassalo da Igreja e não de Castela.

II-Este Papa não é para velhos

Estamos ainda na Época Medieval quando Pedro Julião ou Pedro Hispano Portucalense nasce no séc. XIII (1210-1220) em Lisboa.

Estuda em Lisboa, depois vai para a Universidade de Paris torna-se médico, professor e matemático.. Escreve 12 obras, onze volumes sobre lógica e um volume sobre medicina para o povo, designado Thesaurus Pauperum ou Tesouro dos Pobres onde se pode encontrar:

.receitas

.mezinhas

.emplastros

.papas

.unguentos

Destaca-se a receita para melhorar o desempenho sexual:

Para excitar o coito triturem-se bagas de loureiro e prepare-se uma confecção das mesmas com suco de satirião; untem-se com isso os rins e as partes genitais; excita poderosamente o coito.

Como escolheu o papa o seu nome? Terá sido Joana papisa:

Recentemente tinha havido um papa mulher - a papisa Joana como João VIII (A lenda teve origem no final do século IX, mas outros situam o papado de Joana até dois séculos e meio antes, depois da morte do Papa Leão IV, coincidindo com uma época de crise e confusão na diocese de Roma. Segundo um cronista do século XIII, Joana ocupou o cargo durante dois ou três anos, entre o Papa Leão IV e o Papa Bento III (anos de 850 e 1100. ) in http://pt.wikipedia.org/wiki/Papisa_Joana )

188º Papa de 20 de Setembro de 1276 a 20 Maio de 1277. Desaba uma ala do Palácio de Viterbo e fica muito ferido. À custa deste incidente tem se sido um dos papas mais gozados humoristicamente

DANTE, referido no Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. O Papa português João XXI:

(Pontífice dotado de rara simplicidade, recebe em audiência tanto os ricos como os pobres. Dante Alighieri, poeta italiano (1265-1321), na sua famosa ‘Divina Comédia’, coloca a alma de João XXI no Paraíso, entre as almas que rodeiam a alma de São Boaventura, apelidando-o de "aquele que brilha em doze livros", menção clara a doze tratados escritos pelo erudito pontífice português.

Através do contributo da Câmara Municipal de Lisboa, por João Soares então seu presidente, o mausoléu é colocado, a título definitivo, ao lado do Evangelho de Catedral de São Lourenço, em Viterbo, a 28 de Março de 2000 in http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_João_XXI

Nenhum comentário: